quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aumenta cordão dos voluntários

Ontem, ônibus do Programa Pernambuco Solidário, com 20 pessoas, seguiu para Palmares. Foi o primeiro grupo inscrito em site do governo do Estado

O povo pernambucano está dando mais um exemplo de solidariedade às vítimas das enchentes que atingiram o interior do Estado. Na manhã de ontem, um ônibus do Programa Pernambuco Voluntário transportando 20 pessoas seguiu para Palmares, município em estado de calamidade pública, localizado a 120 quilômetros do Recife, na Mata Sul. Esse foi o primeiro grupo inscrito através do formulário disponibilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) no www.sigas.pe.gov.br. O canal foi aberto na última segunda-feira e, até agora, já recebeu mais de 250 cadastros.
Quem quiser participar das ações de reconstrução das cidades devastadas pelas enchentes poderão dedicar até dois dias da semana. Os voluntários irão para um dos 12 municípios em estado de calamidade no período da manhã e retornarão à tarde. A carga horária de trabalho é de oito horas diárias. Os interessados darão apoio administrativo ou prestarão ajuda como digitadores, merendeiros, cuidadores de idosos e crianças, recreadores, auxiliares de cozinha e serviços gerais. Os serviços serão prestados nos abrigos dos locais atingidos.
Até a primeira quinzena de setembro haverá equipes indo às cidades diariamente. Os voluntários chamados ao serviço assinarão um termo de adesão e receberão treinamento e uma cartilha. Ao fim do trabalho, eles vão receber certificado de participação.
A bióloga Fernanda Moraes, 27 anos, fez parte do primeiro grupo de voluntários que foi a Palmares na manhã de ontem. A especialista em educação ambiental do Instituto Tear Teia e outros estudantes da área demonstraram muita disposição. “Vi a situação da cidade e fiquei pensando em como poderia ajudar. Vou conversar com o pessoal da secretaria e saber se podemos vir a semana toda, em vez de apenas dois dias”, comenta. “Há muito trabalho para ser feito. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar essas pessoas”, garante a estudante de ciências biológicas Catarina Gomes.
Para a coordenadora do Programa Pernambuco Voluntário, Rizete Costa, quem estiver disposto a ajudar terá um papel muito importante na reconstrução das cidades. “Precisamos de pessoas que respeitem o próximo, que tragam tranquilidade e tenham, principalmente, muita disposição. Desta forma, elevamos a autoestima dos moradores, fazendo com que eles retomem suas vidas.”
“O envio dos voluntários deve começar, efetivamente, na próxima semana, quando também chamaremos mais pessoas para os treinamentos”, garantiu o gerente do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Joelson Silva. Para mais informações sobre o Programa Pernambuco Voluntário basta ligar para 3181.2227 / 2206.



População começa a tirar documentos

Pessoas que perderam documentos nas enchentes que atingiram municípios da Mata Sul e Agreste do Estado já começaram a tirar a segunda via. O Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) organizou agenda de visitas às cidades mais castigadas pelas chuvas. Hoje, os serviços chegam a Quipapá, no Agreste, a 200 km do Recife.
Nos postos de atendimento, moradores podem tirar carteiras de identidade, trabalho e previdência social, certidão de nascimento e registro tardio, além de fotos para os documentos. “Articulamos com as prefeituras e rádios locais para divulgar onde e quando estaremos nas cidades”, disse o gestor do IITB, Jandir Carneiro Leão.
A ação começou semana passada em Palmares e Cortês. Ontem, foi a vez de Correntes. “A expectativa é que o número de atendimentos aumente. Poucas pessoas se importaram com os documentos, já que necessidades básicas como moradia e alimentação estavam em falta. Agora que as coisas estão melhorando, a emissão deve crescer.” Amanhã, os postos voltam a Cortês. Serão atendidos ainda Jaboatão dos Guararapes, Água Preta, Maraial, Vitória de Santo Antão, Bom Conselho e Palmeirina.

(Fonte: Jornal do Commercio – Cidades – Chuvas no Estado – 01/Jun/2010)

Inserido: Anselmo Monteiro – Coord. Ação da Cidadania PE Solidário

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

SOS Chuvas em Pernambuco
Blog oficial da Ação conjunta em prol das famílias atingidas pelas chuvas no interior do Estado de Pernambuco.
Ver meu perfil completo

Doações em dinheiro

Banco do Brasil
Agência: 3234-4
Conta Corrente: 5633-2
Obs.: Em nome do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.