terça-feira, 6 de julho de 2010

Do melhor e do pior em Palmares

Queridos amigos e irmãos, bom dia!

Nestes últimos 17 dias de trabalho intenso em prol das vítimas da grande e pequena enchentes em Palmares tenho vivenciado situações que me reforçam a certeza que estamos nesta vida para aprendermos cada vez mais.

Ví uma criança descalça com os pés na lama tremendo de frio e esperando o lixo fétido que o supermercado iria lançar aos dejetos onde ela catava pacotes de salgadinho; e vi uma mulher acolher em seus braços um bebê semimorto de frio e fome, após a noite fatídica, reaquecendo e alimentando lentamente a criança que se tornou seu filho espiritual.

Ví pessoas se digladiando e literalmente atacando caminhonetes com alimentos para serem distribuidos entre eles, esquecendo dos mais fracos, dos mais velhos, dos mais novos e dos mais necessitados, pensando unicamente em sí mesmos; e ví um homem que não bebia agua limpa a dois ou três dias dividir uma das duas garrafas que recebeu com o jovem que a entregou quando este inocentemente perguntou:"você tem um copo de água pra me arranjar?"

Vi adultos agindo como crianças, sem rumo ou noção do que fazer, desesperadas e chorando sem parar; e vi crianças tomarem posições e decisões de adultos, auxiliando grandemente no trabalho que restava ser executado.

Vi pessoas desviando recursos para uso próprio e estocagem de alimentos e água quando não precisavam; e encontrei pessoas honestas e sérias o suficiente para, com a alimentação em mãos, dizer que não precisava e deixar para a próxima casa.

Vi pessoas abrigadas em casas, escolas e abrigos que não tinham a menor idéia do que significa estar vivendo em comunidade e levavam seus interesses e desejos pessoais acima dos do grupo, gerando situações de constrangimento e discórdia, confusão e até brigas - por motivos egoistas e orgulhosos; e vi empresários que foram "ao centro da lama" retirar seus funcionários e levá-los para locais seguros sem interesse outro senão o bem estar daqueles que são também parte de sua família.

Vi pessoas arriscarem a vida em águas perigosas e locais desabando para pegar objetos que não lhes pertenciam e para obter um lucro "fácil", mesmo que dalí não pudessem sair tão fácilmente; e vi pessoas se desfazendo de seus bens pessoais e entregando-os ao próximo com desprendimento e ternura, preocupados com um melhor-estar para aqueles que necessitavam;

Vi pessoas fingindo um voluntariado apenas para se aproveitarem da facilidade e obter roupas, sapatos, alimentos e água para sí; e vi pessoas que trabalharam estes 17 dias sem parar e sem buscar nada além do auxílio ao próximo.

Vi pessoas que se disseram mais leves com os primeiros dias de trabalho pelos irmãos mais necessitados e que depois se cansaram e deixaram o trabalho para trás, abandonando-o; e vi pessoas quase incansáveis que estiveram conosco durante todo este tempo sem ter noção de data ou de hora, apenas de dia e noite, e que ainda continuam na "batalha" pelo bem.

Vi alguns ditos trabalhadores religiosos esquecerem o próximo e trabalharem e preocuparem-se apenas consigo mesmo, desprezando toda a mensagem de um Mestre que dizem seguir; e vi pessoas sem crença definida e sem atuação em grupos religiosos se esforçarem por desconhecidos como para salvarem seus parentes mais queridos, seguindo as orientações de um mestre que talvez desconheçam.
E assim, posso dizer que nesta "oportunidade" de aprendizado, trabalho, união, crescimento e fé que foi dada a população da cidade de Palmares, algumas pessoas foram reprovadas nos exames da vida e outras passaram com louvor. Certamente isto não é de espantar, pois todos estamos nesta escola chamada Terra para crescermos e aprendermos sempre mais com nossas experiências.

Agradeço a Deus e aos irmãos pela oportunidade de haver encontrado do melhor e do pior que há no homem durante estes pequenos 17 dias, e se, por um passe de mágica, tivesse de fazer qualquer escolha novamente - faria as mesmas.

Paz com todos.João Batista Sobrinho ( postado por Giselle Gomes)

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

SOS Chuvas em Pernambuco
Blog oficial da Ação conjunta em prol das famílias atingidas pelas chuvas no interior do Estado de Pernambuco.
Ver meu perfil completo

Doações em dinheiro

Banco do Brasil
Agência: 3234-4
Conta Corrente: 5633-2
Obs.: Em nome do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.