quarta-feira, 30 de junho de 2010

Denúncia

Recebemos na reunião da OAB-PE, 28-06, a seguinte denúncia que passa a ser transcrita. A denunciante entregou o documento abaixo assinado ao Comitê Ecumênico. Decidimos preservar a fonte.

PALMARES 5X MAIS- TRAGÉDIA ANUNCIADA

O município de Palmares foi novamente castigado pelas águas da chuva, entretanto dessa vez a intensidade foi cinco vezes maior que as anteriores. Pesquisadores verificaram que na sexta-feira, dia 18 de junho de 2010, o rio Uma recebeu em um único dia 150mm³ de chuva e em quatro dias mais de 400mm³, o que causou uma destruição incalculável. Além da destruição material, a enchente resultou em um número de mortos ainda não definido, cerca de 71 corpos em toda Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco, onde muitos municípios já decretaram estado de calamidade pública.
Uma visita foi realizada à Palmares após oito dias da tragédia, e o que se pode observar não se tratava apenas da destruição física do município, mas também afetando a identidade dos moradores que se encontravam totalmente desolados e sem acreditar no que seus olhos estavam vendo. Doações chegavam a todo o momento, mesmo durante o trajeto da viagem foi observado vários carros com donativos.
Outro problema observado foi referente ao destino das doações (água, roupas, comidas...), os voluntários não sabiam a quem se reportar, os que tinham parentes ou conhecidos na área entregavam aos mesmos. Muitas pessoas não conheciam ninguém e nem sabiam quem já havia recebido algo, ou seja, não houve controle na distribuição dos donativos.
A prefeitura não disponibilizou um grupo para orientar as pessoas que chegavam com as doações, para realizar a assistência a todos nas suas reais necessidades. Foi nítida a solidariedade das pessoas que residem em localidades mais altas abrigando em suas residências os desabrigados ou desalojados.
Parte do comércio não afetado pela tragédia triplicaram os preços de suas mercadorias, tornando-as inacessível à compra. A população relatou que outro grande problema assola a comunidade, que por motivos de saques, provenientes dos estoques de cestas básicas e água nas casas, passaram a andar armados com revolveres e facas, e se revezam para preservar o pouco que conseguiram dos furtos que se tornam constantes.
Apesar de toda situação precária, a ação da polícia militar esta trazendo otimismo às pessoas. Segundo relatos obtidos, Palmares se tornou um município mais seguro de se viver, este que antes era conhecido por sua criminalidade e grande número de homicídios, agora não possui mais este estigma devido ao ótimo e surpreendente trabalho dos militares. Outros dados coletados por populares apontam para o comportamento do prefeito, o qual desde do incidente não está sendo visto pela cidade e de alguma maneira participa dos preços absurdos cobrados à população pelas compras de mercadorias necessárias e essenciais, como por exemplo a água mineral custando R$ 15,00.
A situação é critica e precária! Encontram-se pessoas que estão vestidas com as roupas do dia da enchente; pessoas correndo contra o tempo, tentando recuperar o que consegue, pessoas que, forçadas pela situação, estão comprometendo a saúde pessoal, entretanto em contato com a lama, a qual se mistura com dejeto, comidas estragadas, animas mortos e outros.
A comunidade foi avisada antes do provável acontecimento, mas não esperava tal proporção e agradece, de modo geral, a Deus por ter-lhe poupado a vida e da família.
As medidas mais urgentes a serem tomadas para suprir a necessidade emergente dessas pessoas até que se reconstruam novas moradias, são: distribuição igualitária das doações, atendimento de saúde básica, apoio moral e ações solidárias mais intensas, típicas do povo brasileiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

SOS Chuvas em Pernambuco
Blog oficial da Ação conjunta em prol das famílias atingidas pelas chuvas no interior do Estado de Pernambuco.
Ver meu perfil completo

Doações em dinheiro

Banco do Brasil
Agência: 3234-4
Conta Corrente: 5633-2
Obs.: Em nome do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário.

Arquivo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.