quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sobre o atendimento médico à população

Representantes do Comitê Ecumênico voltaram ao município de Palmares, nesta quarta-feira (23), a fim de tomar maior conhecimento sobre o serviço de atendimento médico à população em meio ao difícil cenário provocado pelas fortes chuvas. O grupo constatou que os únicos hospitais em funcionamento na localidade, o Santa Rosa e o Menino Jesus, ambos particulares, atuam em situações parecidas: corpo de profissionais reduzido, baixo estoque de medicamentos e de comida, sem falar na falta de diversos itens de trabalho.

Entre as solicitações estão fraudas descartáveis, luvas estéreis e de procedimento; máscaras, faixas crepe, fitas HGT, algodão ortopédico, seringas de 5, 10 e 20 ml; insulina regular e NPG e as respectivas agulhas de aplicação, entre outros. Enfermeiros e médicos de plantão também citaram como fundamental o envio de lençóis, toalhas, colchões e travesseiros. Os profissionais de saúde destacaram ainda a preocupação com o aumento da demanda por atendimento que deve ocorrer a partir da próxima semana. Problemas como leptospirose, diarréia, viroses, gripe, calafrios, hepatite, envenenamento por picada de cobra, cortes e perfurações são comuns em ambientes como o encontrado em Palmares.

Com as fortes chuvas, os dois hospitais se tornaram responsáveis também pelos pacientes que estavam internados no Hospital Regional de Palmares, unidade que teve a estrutura interna completamente destruída pela correnteza. Muitos dos funcionários tinham residência no município e também perderam tudo. Isso tem dificultado a mobilização desses profissionais, desnorteados frente ao drama pessoal. A 3º Gerência Regional de Saúde (GERES), também situada na região, é outra unidade inviabilizada em função das chuvas. Sua gestão atua provisoriamente no hospital Menino Jesus.

Já é possível ver policiais militares e bombeiros nas ruas, tentando controlar o transito e auxiliar na retirada da enorme quantidade de lama e entulho existente. Tratores também circulam com esse objetivo. A distribuição de água ocorre timidamente, por meio de um ou outro caminhão-pipa. Fica claro, no entanto, que toda a ajuda ainda é incompatível com a dimensão da demanda. A visita de membros do Comitê Ecumênico incluiu ainda a participação em um programa da Rádio Cultura dos Palmares (1450 AM). O grupo usou o espaço para passar dicas de saúde e higiene, além de mensagens positivas.

0 comentários:

Postar um comentário

Sobre

SOS Chuvas em Pernambuco
Blog oficial da Ação conjunta em prol das famílias atingidas pelas chuvas no interior do Estado de Pernambuco.
Ver meu perfil completo

Doações em dinheiro

Banco do Brasil
Agência: 3234-4
Conta Corrente: 5633-2
Obs.: Em nome do Comitê da Ação da Cidadania Pernambuco Solidário.

Arquivo

Seguidores

Tecnologia do Blogger.